KFK Webradio

quarta-feira, 28 de maio de 2014

Apresentação do Livro


O projeto 33 R.P.M. – Relicário de Poesia Marginal foi criado com objetivos simples: divulgar Poesia e juntar Poetas, autores das mais diversas matizes, origens e histórias. Conhecidos, desconhecidos, novos, velhos, nem tão novos e não tão velhos.

A não tão nova, mas eterna enquanto existir, Poesia, nossa velha conhecida, que se torna desconhecida ao passo que a emoção individual, sua força vital, desaparece. Poesia, como qualquer arte é individual, tanto quanto a emoção.

Todas as pessoas são estrelas, como disse o filósofo. Mas nem todas as estrelas têm o mesmo brilho, a mesma forma, cor e intensidade. Todas as pessoas são estrelas, mas cada uma tem sua trajetória. Todas as estrelas se tocam sobre um negro céu, mas umas não interferem com as outras. São estrelas, todos esses trinta e três poetas, que de todos os pontos desse Brasil, lançam seus olhares de luz sobre a escuridão.

A proposta gráfica também é de imitar um disco de vinil com rotação de 33 e 1/3. Lados A e B, que podem ser “tocados” ao gosto do leitor. Um livro para ser escutado, lido e sentido. De todos os lados.

Este é um projeto enorme. Enorme na qualidade dos poemas apresentados, na emoção que estes despertam, e na pluralidade de idéias e sentimentos. E também no trabalho de construção. Meses de trabalho artesanal, diagramação, impressão, costura e colagem manual. Um trabalho solitário de um poeta-editor que ainda acredita na Poesia, acima de tudo.

A idéia desse projeto é que se torne um anuário de Poesia. Portanto o que o leitor tem agora em mãos é o primeiro volume, de uma série que, se depender de mim, terá dezenas e dezenas.

Luiz Carlos Barata Cichetto
Artesão de Livros

Nenhum comentário:

Postar um comentário